Nas linhas abaixo estaremos recomendando o tipo de obra escrito para leigos e com explicações de fácil entendimento. Estaremos indicando livros para todos aqueles que não apenas gostam da Matemática, mas também para aqueles que também buscam uma motivação maior ao conhecer melhor a história por trás desta ciência que está em praticamente tudo que nos cerca. Nesse primeiro momento, indicaremos "O Homem que Calculava", de Malba Tahan. 

Pensei em fazer um vídeo sobre esse livro, mas jamais conseguiria fazer com a mesma competência da Professora Tatiana Feltrin. Para apresentar de forma eficiente o livro O Homem que Calculava, solicitamos para Tatiana Feltrin (através de sua antiga conta do Twitter) o vídeo de sua crítica em seu canal no YouTube: Tiny Little Things (clique aqui para conhecer e seguir). A Professora Tatiana é a melhor (e mais longeva) BookTuber do Brasil.  Seu canal é não somente o primeiro, mas também o maior de crítica literária do YouTube no Brasil e gentilmente autorizou que compartilhássemos aqui o seu vídeo. Não perca a oportunidade de conhecer o seu belo trabalho assistindo o vídeo acima.

Sobre o Livro

Um livro que vem sendo consumido há gerações. A matemática aqui é menos dolorosa que a fria e doutoral ensinada nos colégios. Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza) conseguiu realizar quase que um milagre ao unir com sucesso ciência e ficção. O homem que calculava é uma oportunidade para os aficionados dos algarismos e jogos matemáticos se deliciarem com os vários capítulos lúdicos da obra. Tahan narra a história de Bereniz Samir, um viajante com o dom intuitivo da matemática, manejando os números com a facilidade de um ilusionista. Problemas aparentemente sem solução tornam-se de uma transparente simplicidade quando expostos a ele. Uma pequena obra-prima da literatura infanto-juvenil. 

Esperamos que tenha gostado dessa dica de leitura e desejamos que você tenha muita curiosidade para conhecer mais e mais livros como este. Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante." E definitivamente você vai querer livros como estes para colocá-los em sua estante.